A imagem visível do Deus invisível
Ele, a razão da nossa vida
quinta-feira, 30 de junho de 2016
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Sinais.(palavra joanina)
Existem sinais de Deus que são para falarmos abertamente a todos e sinais que são para guardarmos em nosso íntimo, para não atrapalhar, nem reduzir a sua importância e sabor.
Refletindo interiormente
"Assim, pouco a pouco, vai esta noite tirando o espírito do seu modo ordinário e vulgar de sentir, e ao mesmo tempo elevando-o ao sentir divino, o qual é estranho e alheio de toda maneira humana. A alma julga então viver fora de si, no meio destas penas; outras vezes põe-se a pensar se será encantamento aquilo que experimenta, ou algum feitiço; anda maravilhada com as coisas que vê e ouve, parecendo-lhes estranhas e peregrinas, e, no entanto, são as mesmas de sempre. A razão disso é estar-se afastando e se alheando do modo comum de sentir e entender tudo; e assim aniquilada quanto a esse modo natural, vai sendo transformada no divino, que é mais próprio da outra vida do que desta".
Um partezinha do Livro II, cap IX da Noite Escura, de São João da Cruz.
segunda-feira, 13 de junho de 2016
Subida do Monte Carmelo
Estou terminando de ler este livro de São Joãqo da Cruz. Brevemente deverei apresentar os principais pensamentos dele neste livro.
Um pensamento de São João da Cruz
"Existem almas que nunca chegam a entrar nas verdadeiras alegrias do Espírito, porque jamais suprimem definitivamente o apetite do gozo imoderado dos objetos exteriores e sensíveis"
Cap XL da Subida do Monte Carmelo - São João da Cruz.
Assinar:
Comentários (Atom)