A imagem visível do Deus invisível

A imagem visível do Deus invisível
Ele, a razão da nossa vida

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Obras completas de São João da Cruz

Durante estes últimos meses tenho me deleitado com a leitura das obras completas de São João da Cruz, bem dizendo: Poesias, Escritos Espitiruais, Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, e agora, Cântico Espiritual. Ainda falta Chama Viva de Amor, e Epistolário. São 1149 páginas, considerando ainda o ïndice analítico e o dicionário joanino.  Estou apenas na página 646, mas grande tem sido minha transformação e confirmações de sua obra onde vou identificando minhas experiências místicas com as grandesestruturas de visão mística da transcendência joanina.
Particularmente a contemplação passiva, é de uma riqueza imensa. Se as pessoas soubessem o quanto a contemplação aproxima o homem de Deus, mergulharia rapidamente.

São João da Cruz

"Assim, pouco a pouco, vai esta noite tirando o espírito do seu modo ordinário e vulgar de sentir, e ao mesmo tempo elevando-o ao sentir divino, o qual é estranho e alheio de toda maneira humana. A alma julga então viver fora de si, no meio destas penas; outras vezes põe-se a pensar se será encantamento aquilo que experimenta, ou algum feitiço; anda maravilhada com as coisas que vê e ouve, parecendo-lhes estranhas e peregrinas, e, no entanto, são as mesmas de sempre. A razão disso é estar-se afastando e se alheando do modo comum de sentir e entender tudo; e assim aniquilada quanto a esse modo natural, vai sendo transformada no divino, que é mais próprio da outra vida do que desta".
Um partezinha do Livro II, cap IX da Noite Escura, de São João da Cruz.